Programação de Agosto dos Cineclubes Goianos
Os cineclubes goianos apresentam sua programação de agosto, neste mês temos a presença de diversos cineclubes do interior de Goiás e uma programação especial pelos filmes apresentados. O Cineclube Sady Baby de Faina, organizado por Weslle Fellippe de Araújo apresenta nos dias 8 e 9, a programação do Cine Goiás Itinerante com filmes educativos e ambientais da Secult Goiás com a participação na produção de Eudaldo Guimarães e Nuno Rodrigues Aymar.
O Cine Naco, coordenado por Eduardo Alonso, de Olhos d’Água, distrito de Alexânia, oferece filmes seletos que variam do filme argentina “Goyo” (2024) de Marco Carnevale, sobre um jovem guia de museu com transtorno do espectro autista que se apaixona por uma colega de trabalho e tenta descobrir como lidar com essas novas e intensas emoções. O filme brasileiro “O Palhaço” (2011) de Selton Melo. Filme onde Benjamim e seu pai, Valdemar, formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho. Por último “A Declínio do Império Americano” (1986) do canadense Denys Arcand, um diretor de culto, crítico da sociedade ocidental, que posteriormente realiza a sequela “Invasões Bárbaras” (2003) mostrando a decadência dos personagens duas décadas depois. Neste ano, Arcand estreou o filme “O Testamento “, uma obra contemplativa e crítica para aqueles que têm mais de 50 anos.
O Cineclube Provocação, coordenado pela bibliotecária Helena Carvalho Sicsu, debate junto a seus convidados o filme premiadíssimo “Vidas Passadas” da diretora coreana Celine Song. Filme recomendado pelo realizador Antonio Balbino de Brazlândia. No filme, duas amigas de infância profundamente conectadas, Song Nora e Hae Sung, se separam depois de uma mudança. Duas décadas depois, elas se reencontram na cidade de Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e escolhas. O Cineclube Utopias do Cerrado, coordenado pelo professor Rogério Bianchi exibe e debate o filme “A Chinesa” (1967) de Jean-Luc Godard, um filme clássico da Nouvelle Vogue. No filme, quatro jovens passam suas férias de verão em um apartamento emprestado. Eles querem mudar o mundo por meio do comunismo, mas também utilizando o terrorismo se necessário.
O Cineclube Vingador Tóxico e CINECLUB coordenados pelo chileno Rafael Sepulveda, continua com o projeto da Lei Paulo Gustavo da cidade de Goiânia, “A Sessão Dupla” com filmes de animação goianienses, uma curadoria de Paulo Coelho Nunes, que serão divulgados próximo ao evento no Museu Antropológico da UFG, na quinta, 22 às 19,30 horas. Também no Museu, o Cineclube Kurosawa, coordenado por Nerivam Machado e André Luiz Almeida exibe “Angel’s Egg”, um filme de animação japonês em vídeo original escrito e dirigido por Mamoru Oshii. Lançado pela Tokuma Shoten em 15 de dezembro de 1985, o filme foi uma colaboração entre o artista Yoshitaka Amano e Oshii. A exibição será realizada no sábado, 31, às 14 hora.
O Cineclube Severina de Aparecida coordenado por Edson Barbosa realiza a live do FIVAC-Festival Intercolegial de Vídeo Ambiental e Cidadania, apresentando a equipe de trabalho do Festival que começa as inscrições no dia 1 de agosto e vão até 10 de setembro com prêmios total para os realizadores de 36 mil reais.
O cineclube Imigração realiza duas sessões no mês de agosto, no dia 7, quarta, às 21 horas, o debate do filme “A Língua das Mariposas” (1988), filme espanhol de José André Torres. No filme, o mundo do pequeno Moncho estava transformando-se com o ingresso na escola, vivia em tempo de fazer amigos e descobrir novas coisas, até o início da Guerra Civil Espanhola, quando ele conhecerá a dura realidade de seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar. No dia 28, às 21 horas, o filme recomendado pelo pesquisador em cinema mexicano Lefteri Becerra. “En el Balcón Vacío” (1961) de Jomí García Ascot, um filme realizado por exilados espanhóis refugiados no México. Baseado em registros autobiográficos de María Luisa Elio, esposa do diretor e desenvolvendo-se em base às memórias de uma menina com o sangue da guerra impregnado nas paredes de seu lar. As sessões do Cineclube Imigração são realizadas pelo canal do Youtube da União de Cineclubes de Goiânia, sempre com convidados hispanos e voltados para a educação.
Apoie os Cineclubes Goianos e acompanhe a programação nas Redes Sociais dos Cineclubes e pelo CINEGOIANIA.
Viva o Cinema e o Cineclubismo Goiano e Brasileiro.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre a Programação de Agosto dos Cineclubes Goianos:
- Saiba mais sobre as Atividades Cineclubistas no Museu Antropológico da UFG. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Festival Intercolegial de Video Ambiental e Cidadania (FIVAC). Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração Cumpre 10 Anos. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Programação Cineclubista de Julho de 2024. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Sessão Dupla do Cineclube Vingador Tóxico e CINECLUB. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclubismo no FICA. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Homenagem ao Cineclubismo Goiano Pela Alego. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWi
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site